Guilherme Lages Savassi Rocha
As doenças articulares são muito comuns nos cães e podem surtir efeitos devastadores em suas vidas. A displasia coxofemoral é uma delas e consiste em um defeito na anatomia da articulação entre o fêmur e o quadril, com o desenvolvimento de irregularidades entre as superfícies articulares, o que provoca dor intensa.
A displasia pode ocorrer em cães de todas as raças, mas é encontrada com maior frequência no Pastor alemão, Labrador Retriever, Golden Retriever, Rottweiler, Bulldog, dentre outros. A lesão costuma se manifestar desde cedo e acompanha o paciente por toda a vida. Alguns animais andam com dificuldade e outros chegam a não conseguir mais se levantar, permanecendo todo o tempo deitados.
O tratamento clínico é pouco efetivo e necessita da administração contínua de medicamentos antinflamatórios, analgésicos opióides, fisioterapia, etc. O que muitos proprietários e Médicos Veterinários não sabem é que há uma forma definitiva de melhorar ou até mesmo eliminar a dor desses animais, o que permite a interrupção da administração dos medicamentos. Trata-se de uma cirurgia chamada denervação coxofemoral, em que o Cirurgião “desliga” os nervos responsáveis pela sensação de dor naquela articulação. Há melhora praticamente instantânea da dor, o que promove a recuperação da mobilidade e da qualidade de vida do paciente.
Quer saber como está a saúde do seu animal? Clique aqui e agende uma consulta.